ORGÂNICOS
Estudei Ciências Biológicas na ESALQ/USP, a mais importante faculdade de agronomia do país. Vivi alguns anos em meio a debates sobre o uso de produtos químicos para controle de pragas nas plantações. Um lado (da biologia) se referia a eles como agrotóxicos, buscando destacar o seu perigo para a vida, o outro lado (da agronomia) como defensivos agricolas, para enfatizar sua importância na produção de alimentos essenciais para a sobrevivência da população brasileira e mundial. Acredito que o nome mais adequado esteja no meio termo, e seja pesticida. Ele é feito para eliminar pragas, e não humanos, mas ainda sim possúi uma natureza venenosa, e o seu uso deve ser bastante controlado e com diversas precauções. Eles podem ser nocivos para o ambiente, mas este artigo será focado apenas na saúde humana.
O principal problema que pode ser causado é o câncer. Abaixo um compilado de fatos sobre a questão:
-
FATO I - Pesticidas podem provocar câncer em animais e seres humanos.
-
FATO II - Pessoas expostas a eles sem proteção tem alto risco de apresentar a doença.
-
FATO III - Trabalhadores respeitando todas as normas de segurança e utilizando todos os equipamentos de proteção necessários tem um aumento muito pequeno no risco de desenvolver tumores.
-
FATO IV - A quantidade residual de pesticidas nos alimentos não é significante para aumentar o risco de câncer.
-
FATO V - Não existe qualquer evidência de que preferir o consumo de alimentos orgânicos altere o risco de desenvolver câncer.
-
FATO VI - Frutas e vegetais tem uma incrível capacidade de prevenir o câncer. Acredita-se que 10% dos casos da doença poderiam ter sido evitados com um consumo moderado desses alimentos. Na Dieta Paleolítica o consumo é alto.
CONCLUSÃO
Alimentos orgânicos são caros, limitados e difíceis de serem encontrados. Se você quer consumi-los, tem acesso e pode pagar, seja feliz. Mas não há evidência de que farão diferença na sua saúde. A idéia de deixar de consumir frutas e vegetais com resíduos de pesticidas por acreditar que aumentarão seu risco de câncer é absurda. É um risco tão pequeno, que se existir, nunca foi possível de ser mensurado, contra um benefício de no mínimo 10%. Pesticidas, ainda sim, são tóxicos. A sua utilização deve ser controlada e regulamentada. O uso indiscriminado e feito de forma incorreta pode ser muito nocivo para as pessoas expostas. Por isso é extremamente importante cobrar o governo para fiscalizar adequadamente a questão.
AQUI e AQUI você pode ler mais a respeito na página do Cancer Research UK, um instituto voltado para o combate da doença, informações extremamente recomendadas para profissionais de saúde e a população em geral.
AQUI você pode ler mais sobre alguns dos diversos benefícios da Dieta Paleolítica para a saúde.
Cordialmente, Vinícius Custodio.